Seja Bem vindo!
Portal Kalinka Babuska | www.kalinkababuska.com.br
Autor: VANGELIS
Música: Young Alexander"
Ervas de A á F

A

ABACATEIRO
Tido como diurético, antiúrico e eficaz para doenças renais, hepáticas e da bexiga, artritismo, gota, indigestão, libera a menstruação, disenteria, depurativo, anti-helmíntico. Não se deve usar as folhas verdes. Faz-se infusão com suas folhas secas e também dos brotos e do caroço. São usadas, ainda, as raspas do caroço.

ABIU
Seus frutos, preparados por infusão, são eficientes nas afecções pulmonares.

ABÓBORA D'ANTA
Considerado anti-anêmico, anti-escrofuloso, reconstituinte e indicado como eficaz em adenites, reumatismo, gânglios enfartados, dores nas juntas, reumatismo, gânglios enfartados, restaurador das forças. Faz-se infusão de suas folhas.

ABOBOREIRA DO MATO
Suas folhas e flores, preparadas por infusão, são usadas nos casos de afecções uterinas, desarranjos menstruais e leucorréia.

ABRICÓ DO PARÁ
Tida como excelente vermífugo. Usa-se suas sementes secas, em infusão.

ABÚTUA
Normalmente utilizada para casos de digestão difícil, dispepsias, excessos de gases e menstruações difíceis. É também considerada estimulante renal, diurético, carminativo, indicada para casos de digestão difícil, cólicas uterinas, reumatismo, problemas de fígado. Suas raízes e cascas são consideradas tônicas e afrodisíacas. Usa-se a infusão de suas folhas. A raiz e a casca do tronco são utilizadas por decocção.

ABÚTUA MIÚDA
Suas cascas e raízes, usadas por decocção, são eficazes no combate à amenorréia, clorose, cólicas menstruais e metrite.

ABUTUA-PEQUENA
Arbusto que é tido como eficazcontra febrespalustres. Usa-se a raiz por decocção.
AÇAFRÃO
Seus estigmas, preparados por infusão, teriam propriedades emenagogas, antiespasmódicas, eupépticas, sedativas, sendo eficazes no tratamento de asma, coqueluche, histeria, cálculos dos rins, fígado e bexiga.

ACAPURANA
Pode ser utilizada contra impigens e feridas. Usa-se o fruto e a casca, por infusão.

ACARIÇOBA
Apontada como emético, diurético, indicada para afecções do baço e dos intestinos, doenças da pele, sífilis. Usa-se a folha, por decocção.

AÇOITA CAVALO
Tida como eficaz no tratamento de clisteres, hemorragias e disenterias. Usa-se a casca, por decocção.

AGLAIA
De propriedades antiespasmódicas, usa-se a folha, por infusão.

AGONIADA
Tida como indicada para irregularidades menstruais, inflamações do útero e cólicas menstruais, asma, atonias gastrointestinais, catarros crônicos, febres intermitentes. Usa-se a folha por decocção.

AGRIÃO
Apontada como eficaz em afecções dos brônquios, anemia, bócio, diabetes, digestivo, elimina o excesso de ácido úrico, escorbuto, cicatrização, eczemas, combate a bronquite, tosse e tuberculose pulmonar e auxilia a eliminar os efeitos do fumo nos pulmões. Não deve ser usado por mulheres grávidas, por ser considerado abortivo. Pode ser consumido em salada ou suco, além de fazer-se chá de suas folhas e talos, por infusão. Faz-se, ainda, cataplasma.
AGRIÃO-DA-ILHA-DE-FRANÇA
Planta que também é conhecida como "agrião-do-Pará" ou "jambu-rana", produz um tônico que também é estomáquico. Usa-se as flores, por infusão.

AGRIÃO-DO-PARÁ
Suas folhas, quando mastigadas, provocam salivação e também podem ser comidas em saladas. Têm sabor picante e podemser misturadas com outras ervas. É eficaz no combate ao escorbuto, anemia e dispesia. O extrato de suas flores é utilizado contra a dor de dente, sendo aplicado diretamente na cárie, com um pequeno chumaço de algodão embebido em seu líquido.
AGRIPALMA
Também conhecida como "cauda-de-leão" ou "cordão-de-frade", esta planta é tida como tônica, adstringente, estomáquica e estimulante. Também é usada no combate à asma, angina do peito e palpitações do coração. Usa-se a folha, por infusão.

AGUARAQUIÁ-AÇU
Eficaz na cicatrização de feridas, rachaduras dos seios e úlceras sifilíticas. Usa-se a folha, levemente machucada, aplicada diretamente sobre a ferida.

AILANTO
Em doses bastante reduzidas, o chá de sua casca, por infusão, pode ter efeito contra a desinteria e age como tenífugo. O pó de sua casca é empregado como anti-helmíntico. Usada em excesso, provoca náuseas e vômitos.

AIPO
Tida como depurativa, é eficaz no combate às frieiras, males uterinos, gota, gases, pedra na vesícula, artrite, reumatismo. Usa-se a raiz, por decocção ou em xarope.

ALAMANDA DE FLOR GRANDE
Conhecida também pelos nomes de "Santa-Maria" ou "cipó-de-leite", estaplanta é usada em banhos, para combater sarna ou pragas como piolhos. Usa-se a casca ou a sua seiva, na proporção de 100 gramas para cada litro de água.

ALBINA
Planta de ação adstringente, tônica, expectorante, eficaz contra a albuminúria e o diabetes. Usa-se a folha, por infusão.

ALCACHOFRA
Apontada como redutor do colesterol e da uréia, digestiva, desintoxicante do fígado, estimulante da vesícula biliar, diurética, combate a arteriosclerose, escorbuto, febre. Usa-se a folha, por decocção.

ALCAÇUZ
Utilizada para o combate à tosse, laringites, afecções das vias respiratórias, peitoral e de ação emoliente, catarros crônicos, dispnéia, congestão hepática, laxativo, inflamações do ventre e vias urinárias, inflamações da gengiva e da língua, depurativo, eczemas, combate o mau hálito. Sua raiz, depois de seca, reduzida a pó e misturada com um pouco de farinha de trigo, pode ser aplicada na forma de cataplasma, sobre as partes afetadas; na erisipela, é utilizada para acalmar a dor. Usa-se a raiz, por decocção, mastigada diretamente ou seca e moída, em pó, para cataplasma. Usado em altas doses e por períodos prolongados, podem provocar hipertensão arterial. É contra-indicada para diabéticos e também para água do chimarrão.


BABOSA
Usada como floral, "promove a transferência da energia usada excessivamente no ‘pensar’, principalmente para aqueles que não conseguem fazê-lo, mesmo conscientes de que precisam, devolvendo a energia excessiva aos sistemas físicos de eliminação". Tem propriedades emolientes e, quando aplicada topicamente, age de forma excelente sobre inflamações, cura queimaduras sem deixar cicatrizes, eczemas, erisipelas, sendo um poderoso regenerativo da pele. É, também, fortificante do couro cabeludo, cicatrizante, ajuda no tratamento de hemorróidas, age como repelente de mosquitos, amaciante dos cabelos, restaura a pigmentação da pele, além de ser anestésica e anti-séptica. Não deve ser utilizada durante a gravidez. As folhas são aplicadas diretamente, dependendo do resultado almejado, ou preparadas por decocção.

BABUNHA
Palmeira que produz um côco, cujo azeite é utilizado para combater o reumatismo.

BACOPÁ
Suas folhas, preparadas por infusão, são aplicadas nas queimaduras e, no banho, são eficazes contra o reumatismo. Em gargarejos, é eficaz contra anginas e estomatites. Não deve ser ingerida.

BADIANA
Considerada ideal para o combate aos espasmos gastrointestinais, gases, cólicas intestinais. Usada por infusão.

BAICURÚ
Eficaz no tratamento de diabetes, dismenorréia, corrimentos uterinos, moléstias inflamatórias do útero e dos ovários. Também é utilizada no combate à esterilidade. Usa-se a folha, por infusão.

BÁLSAMO
Usado como floral, "trabalha exclusivamente nas emoções represadas pela falta de expressão, que endurecem o Ser. Libera essa energia retida de forma suave, contatando o elemento água".

BÁLSAMO DO PERU
O suco dessa planta tem efeito peitoral e é usado contra catarros da bexiga, mas contra-indicado nos casos de albuminúria. Também é indicado nos casos de diabetes, enurese infantil, tabes dorsal, catarros brônquicos, suores noturnos, neuroses. Em uso externo, é eficaz contra esfoladuras, contusões, feridas e sarna.

BANANA DE MACACO
De ação drástica e diurética, também é usada em cataplasma. As folhas, machucadas, é que servem para este fim. A raiz, torrada e moída, é preparada por infusão.

BANANEIRA DO MATO
Sua raiz, preparada por infusão, tem propriedade diurética e antiblenorrágica. As folhas, trituradas ou cozidas, servem para fazer cataplasma de efeito emoliente.

BAOBÁ
Sua casca, preparada por infusão, é usada no combate às febres intermitentes. A tintura de sua semente é usada para combater a desinteria.

BARAÚNA
Sua seiva, obtida através de incisão ouperfuração de seu tronco, tem efeito adstringente e é indicada contra diarréias e disenterias, além de hemorragias uterinas e hemoptises.

BARBA DE CABRA
Tida como de ação febrífuga, tônica e adstringente.

BARBA DE MILHO
Apontada como eficaz no tratamento de afecções dos rins e vias urinárias, cistites, febre, cólicas renais, gota, pressão alta, dores reumáticas, dissolve areias ou cálculos renais. Usada por decocção.

BARBA DE PACA
Suas folhas, preparadas por infusão, são tidas como eficazes no combate à hematúria tropical.

BARBA DE VELHO
Também conhecida como "barba de pau" ou "samambaia", essa planta produz suco considerado eficaz contra as hemorróidas.

BARBATIMÃO
Utilizada como tônico e adstringente, anti-diarréico e hemostático. Considerado eficaz no tratamento da asma, catarros uretrais e vaginais, leucorréia. Também tem uso externo, em lavagens uterinas e como adstringente das gengivas, além de irritações vaginais, feridas, úlceras. As cascas são preparadas por decocção.

BARDANA
De ação depurativa, é considerada indicada nos tratamentos de gota, reumatismo, artrite, sífilis, hanseníase, doenças infecciosas, diabetes, afecções cutâneas tais como herpes, seborréias, eczemas, afecções gástricas e hepáticas. Tem, também, ação diurética. Usada como cataplasma, é eficaz no tratamento de furúnculos, abcessos, enfermidades da pele, eczemas úlceras, chagas. As raízes são preparadas por decocção e as folhas são usadas como cataplasma. Deve ser usada com moderação, pois, em excesso, pode provocar insuficiência respiratória.

BARU
Suas sementes, preparadas por infusão, são tidas como diaforéticas, emenagogas, cordiais, analépticas e nervinas.

BATATA DE PURGA
Tida como eficaz em casos de prisão de ventre, funciona como laxativo, depurativo e age males da pele. Atua sobre o aparelho gastrointestinal. Usa-se a batata, por decocção.
BATATA DOCE

Em banhos, tem efeito emoliente. Usada também em gargarejos, para curar inflamações e tumores da boca e da garganta. Não deve ser ingerida. Usa-se a folha, por decocção.
BATATÃO ROXO

Suas folhas, preparadas em infusão, são usadas em banhos, no combate às conjuntivites.
BATIPUTÁ BRAVO

"O azeite extraído de sua semente, quando aplicado topicamente, é bom remédio contra a erisipela e o reumatismo."
BAUNILHA

Usado por infusão ou decocção, seu fruto é indicado contra afecções nervosas, histeria, convulsões e hipocondria.
BEGÔNIA
Indicada contra as afecções das vias urinárias, como cistites e uretrites. Usa-se toda a planta, por infusão.

BEGÔNIA FOLHA DE CASTANHEIRO
Suas folhas, misturadas em limonadas, são usadas no combate às febres inflamatórias.

BEIJO DE MOÇA
Indicada contra a icterícia. Usa-se a folha, em infusão.


CAÁ-CAMBUÍ
Planta de propriedadeshidragogas, diuréticas e drásticas, usada externamente no tratamento de úlceras. Usa-se a folha, por infusão. Também é conhecida como "erva de cobra".

CAÁ MEMBECA
Planta de ação expectorante, béquica, peitoral e anti-hemorroidosa.

CAAPEBA
Essa trepadeira é usada contra dispepsia e afecções das vias urinárias e também contra a asma. É tida como eficaz, ainda, como diurética e diaforética, além de combater febres intermitentes. Também conhecida como "cipó de cobra", em algumas regiões também é usada como antiofídico. Usa-se a raiz, preparada por decocção.

CAAPEBA CHEIROSA
Conhecida também como "pimenta do mato", apresenta propriedades tônica e resolutiva, sendo usada nos ingurgitamentos do fígado e do baço. Sua raiz é sudorífica, sialagoga e diurética. Usa-se por infusão.

CAAPI
Chamada também de "ayahuasca" ou "timbó branco", essa planta é usada externamente, por ter ação anestésica.

CAÁ-PIÁ
Essa planta, chamada também de "contra erva" ou de "boca deacari", costuma ser usada em casos de atonia do tubo digestivo, afecções gangrenosas, febre tifóide, clorose, bronquites, tendo ação diurética e emenagoga. Usa-se seu rizoma, por infusão.

CAAPITIÚ
Chamada também de "vulnerária das guianas" ou de "limão bravo", essa planta tem efeito estimulante, carminativo, efusivo. São usadas folhas e flores, por infusão.

CAAPITÚ FEDORENTO
Suas folhas e flores, preparadas por infusão, são usadas contra a cólica ventosa e como antiespasmódico.

CAAPOMONGA
"As folhas, cáusticas quando machucadas, são aplicadas topicamente para fazer abortar os panarícios e os unheiros. O suco, cáustico e venenoso, é usado contra verrugas. A raiz, vesicatória, tem efeito revulsivo enérgico. Tem aplicação no tratamento das úlceras.

CAAXIÓ
Seu fruto é carminativo.

CABAÇA AMARGOSA
Também chamada de "cuieté" e "cabaça marimba", sua polpa verde tem propriedades emolientes e maturativas. A polpa madura é purgativa. As sementes, preparadas por decocção, é boa contra nefrites.

CABEÇA DE NEGRO
Tida como eficaz no combate às febres intermitentes, diarréias, dispepsia, blenorragia, reumatismo, supressão das regras, erisipela.

CABELO DE MILHO
Apontado como diurético, é empregado nas cistites, nefrites, afecções da bexiga, cólica renal. É usado seco, por infusão.

CABELO DE NEGRO
Suas raízes frescas, preparadas por decocção, são excelente purgativo. A entrecasca, raspada e preparada por infusão, age como purgante.

CABELO DE VÊNUS
Planta tida como emenagoga e carminativa.

CABOATÃ
Sua casca, preparada por infusão, é tidacomo bom remédio contra asma e tosse convulsa.

CABOATÃ DE LEITE
Suas folhas, peparadas por decocção, são usadas contra o reumatismo.

CABUÇU
Sua raiz, preparada por infusão, é usada contra diarréia, leucorréia e anginas. O suco dos frutos é refrigerante e também tem propriedades adstringentes.

CABUREICICA
Também conhecida como "cabureiba" ou "pau amarelo", sua resida é tida como eficaz na cura de feridas recentes e úlceras crônicas.

CACAU VERDADEIRO
A manteiga obtida a partir desta planta é eficaz para curar rachas dos lábios e dos bicos dos seios e para tratar hemorróidas. Serve, também, para eliminar manchas do rosto.

CACTUS
Considerado anti-hemorrágico, anti-diabético, tônico cardíaco, eficaz no tratamento de males do corações causados pelo fumo ou bebidas alcoólicas, insuficiência aórtica, palpitações nervosas. Usa-se o chá, preparado por infusão.

CAFÉ DO MATO
Suas folhas, preparadas por infusão, são usadas para combater a obesidade e edemas.

CAFERANA
Também conhecida como "tachi", "jacaréau" ou "quássia do pará", essa planta é tida como vermífuga, antidispéptica, antifebril e antipalúdica. Usa-se a haste e a raiz, preparadas por infusão.

CAFERANA VERDADEIRA
Planta considerada febrífuga e antelmíntica. Toda ela é preparada por infusão.

CAGAITEIRA
Seu fruto possui propriedades adstringentes e é utilizado contra disenterias.


DAMIANA
Gera tônico afrodisíaco e diurético, tido como eficaz nas convalescenças, debilidade, impotência, incontinência urinária.

DENTE DE LEÃO
Apontado como depurativo, diurético, ativador da secreção biliar, diminui a taxa de açúcar do sangue, obesidade, combate o colesterol alto e o ácido úrico, problemas do fígado, icterícia, prisão de ventre, abaixa a febre. Como floral, é considerado "excelente para aqueles que, conscientemente, sabem que terão uma batalha pela frente, da qual não podem e não devem fugir. E, para enfrentá-la, necessitam de dois ingredientes que essa flor dinamiza: força e coragem". Toda a planta é preparada por infusão.

DIAMBARANA
É tida como eficaz contra vermes e afecções do estômago.

DISCIPLINA DE FREIRA
Também conhecida como "disciplina de religiosa", "rabo de gato" ou "veludo de penca", suas folhas são emolientes. As flores, preparadas em xarope, são peitorais e ligeiramente adstringentes.

DOURADINHA
Planta apontada como depurativa e diurética, normalmente é usada nas doenças da pele em geral, reumatismo e problemas renais, elimina o ácido úrico, gota e cistite. Emagracedora e estimulante, também é utilizada, em uso externo, para curar doenças da pele, erupções, coceiras, furúnculos, feridas. As folhas são usadas por infusão.

DOURADINHA DO CAMPO
De propriedades diurética, purgativa, emenagoga, emética, antibiliosa e eficaz contra o amarelão. Usa-se a folha, por infusão. Deve ser consumida moderadamente, porque, em altas doses, é venenosa.

DOURADINHA DO PARÁ
Chamada também de "matacana" ou "orelha de gato", é tida como diurética, purgativa, emenagoga, emética e antibiliosa. Também é indicada contra o amarelão. Deve ser consumida em doses reduzidas, por ser altamente tóxica. Usa-se a folha, preparada por infusão.

DRAGÃO FEDORENTO
"Suas folhas, contusas, aplicadas nas regiões mastoideanas, são úteis nas otites. Colocadas sobre o ventre, combatem a ascite. A raiz tem a propriedade de cauterizar feridas provocadas pela picada de insetos".

DRAGÃO TERAPÊUTICO
De uso exclusivamente externo, suas folhas, levemente machucadas e aplicadas diretamente sobre a pele, são eficazes contra otites e ascite. Sua raízes podem cauterizar feridas provocadas pela picada de insetos.

ÉGRIO
Indicada como antiespasmódica e usada contra catarros pulmonares. Usa-se a folha, por infusão.

EMBAÚBA
Tida como eficaz contra a hipertensão, tônica e regularizadora cardíaca, é diurética e também é usada para xaropes para tosses e gripes. Raiz, brotos e folhas são usados por infusão.

EMBIRA DE CAÇADOR
Suas sementes apresentam virtudes estomáquicas e carminativas, sendo recomendada contra flatulências intestinais. Usa-se por infusão.

EMBIRATAÍ
Eficaz contra o reumatismo, usa-se a casca e a raiz, em banhos.

ENDRO
Planta digestiva, carminativa, diurética, favorece a secreção láctea. Usa-se a semente, por infusão.

ENVIRA
Suas sementes, preparadas por infusão, são indicadas para combater cólicas do útero, dor de estômago e dispepsia.

ENVIRA
Essa planta, também conhecida como "pindaíba", "pimenta de gentio" ou "ibira", é carminativa. Usa-se a semente, por infusão.

ENVIRA BRANCA
Sua casca, preparada por infusão, é eficaz contra febres, enquanto os frutos e as sementes, também preparados por infusão, são indicados por serem carminativos.

ENXERTO DE PASSARINHO
Seu suco, fresco, tem propriedades resolutivas. Já quando preparada por decocção, é usada para combater afecções crônicas do peito.

ERVA ANDORINHA
O látex e as folhas, preparadas por decocção, são utilizados nas doenças dos olhos. O mesmo chá das folhas é usado como diurético e contra a asma.

ERVA CIDREIRA
Largamente utilizada, tem efeito estomáquico, antiflatulento, antiespasmódico, e é empregada em perturbações gástricas, crises nervosas, histerias e vertigens, insônia, febre, estimulante biliar, para regular a menstruação, enxaquecas persistentes e tônico do sistema nervoso, combatendo histerismo, desmaios, vertigens, dores de cabeça, epilepsia, afecções gástricas e nervosas, gases, cãibras intestinais, má circulação do sangue, pressão alta, palpitações, resfriados, tosse. Também é usada contra picadas de insetos e mordidas de animais. As folhas são usadas por infusão.

ERVA CIDREIRA DO MATO
Suas folhas, preparadas por infusão, são indicadas pelas propriedades carminativas e estimulantes. É difusiva.

ERVA CIDREIRA DOS CAMPOS
Planta tida como estimulante, antiespasmódica, estomáquica e carminativa. Usa-se a folha, por infusão.

ERVA CIDREIRA VERDADEIRA
Também conhecida como "melissa", "melissa romana" ou "melitéia", é indicada em casos de afecções gástricas e nervosas, amenorréia, arrotos, cãibras intestinais e da matriz, debilidade geral, dispepsia, desmaios, dores de cabeça, dores reumáticas, enfermidades do baixo ventre, epilepsia, enxaquecas, espasmos, flatulências, hipocondria, histerismo, icterícia, má circulação do sangue, palpitação do coração, pericardite, paralisia, resfriados, tosse, vertigens. Suas folhas, frescas e aplicadas sobre as pálpebras, acalmam as dores em casos de inflamação dos olhos. Lavagens intestinais mornas, feitas com o chá preparado por infusão, dão bons resultados contra o tenesmo e diarréias com sangue. Bochechos com o mesmo chá, quente, acalmam a dor de dentes. O suco de suas folhas machucadas, misturado a um pouco de sal, é bom em casos de caxumba. O cataplasma, aplicado quente sobre o ventre, acalma toda a classe de dores do estômago, intestino, fígado e matriz. Usa-se a folha fresca, preparada por infusão.

ERVA COBRE
O banho preparado com a infusão de suas folhas é indicado contra gota e reumatismo. O suco das folhas também dá bons resultados em fricções, nas partes doloridas, em casos de reumatismo, gota, nevralgias, contusões. Essa planta também é conhecida como "coração de Jesus", "erva de cobra" ou "guaco".

ERVA DAS ESCALDADELAS
Suas folhas, quando preparadas por decoção, são usadas contra hemorróidas, pleurisia, malária e apoplexia. Quando levemente machucadas, têm indicação como vulnerárias e resolutivas.

ERVA DE BICHO
Apontada como eficaz no tratamento de hemorróidas, diarréias, hemorragias internas, blenorragia, doenças da bexiga, artritismo, desinteria, vermes, sífilis, gonorréia, afecções urinárias, para baixar a febre, contra congestões cerebrais, paralisias, blenorragias, inapetência. Usada em banhos, é auxiliar no tratamento de erisipela, varizes, úlceras e hemorróidas. Não pode ser usada por mulheres grávidas. Toda a planta é preparada por decocção.

ERVA DE BUGRE
Conhecida também como "erva de lagarto", "língua de teiú" ou "café bravo", é tida como depurativa do sangue e usada contra hidropsia, moléstias da pele e sífilis. Folhas e raízes são preparadas por infusão.

ERVA DE CHUMBO
Suas folhas, preparadas por infusão, são usadas contra cálculos biliários.

ERVA DE COBRA
De ação hidragoga, diurética e drástica, é usada externamente, no tratamento de úlceras. Usa-se a folha, por infusão.

ERVA DE LAGARTO
Tida como hidragoga, é usada contra a hidropisia e a sífilis. Usam-se folhas e raiz, por decocção.

ERVA DE PASSARINHO
Agiria sobre problemas peitorais, sendo usada nas afecções das vias respiratórias, tosses, bronquites, pneumonia, pleurisias, hemoptises, dores no peito, pontadas e outras afecções respiratórias por sua ação descongestionante. Também é tida como eficaz em casos de doenças do útero, hemorragias. É usado o suco das folhas frescas ou o chá obtido por decocção.

ERVA DE PASSARINHO
Essa planta é de outra família, embora tenha o mesmo nome. Suas folhas e flores, preparadas por infusão, são vulnerárias. Os frutos são venosos. Prepara-se por infusão.

ERVA DE SANTA LUZIA
Também chamada de "erva andorinha", suas folhas, machucadas e preparadas em forma de cataplasma, são aplicadas em úlceras crônicas, feridas velhas, etc. Também são usadas em casos de oftalmias purulentas e inflamações das pálpebras.

ERVA DE SANTA MARIA
Apontada como poderoso vermífugo, especialmente eficaz contra áscaris, ancilóstomos e amebas intestinais. Tônico, estimulante, aromático, emenagogo, é indicada também no combate às doenças das vias respiratórias, asma, bronquite, catarros, laringites. Seu suco é considerado um excelente vermífugo. Aplicada diretamente à pele, alivia contusões e tem ação cicatrizante. Folhas e flores são preparadas por infusão.


FANFÃ
Também conhecida como "algodão do brejo", "majorana" ou "vinagreira do campo", suas folhas frescas, que são bastante azedas, são comestíveis e têm propriedades emolientes.

FARINHA SECA
Sua casca, preparada por infusão, é tida como tônica e adstringente.

FAVA
Suas folhas são usadas como emolientes e têm ação resolutiva. Usa-se por infusão.

FAVA BRANCA
Suas folhas, preparadas por decocção e usadas em banhos, são indicadas para matar piolhos dos animais.

FAVA DE ARARA
As folhas, preparadas em emplastro, são consideradas boas para desinflamar e cicatrizar feridas.

FAVA DE IMPIGEM
A goma obtida de sua casca, por incisão, tem ação adstringente. As sementes, amassadas com vinagre ou gordura de coco, são usadas para curar impigens. O suco do fruto é usado contra manchas da pele.

FAVA DE TONCA
Quando socadas e espremidas, suas favas fornecem um azeite eficaz contra dores de ouvido, além de terem propriedades emenagogas e diaforéticas

FAVA DE SANTO INÁCIO
Planta tida como estimulante muscular, eficaz nos casos de dispepsias, fermentações gastrointestinais, neurastenia, impotência.

FAVEIRA
De ação adstringente, sua casca, preparada por infusão, é eficaz contra a diarréia.

FEDEGOSO
Planta tida como antifebril e anti-sifilítica. Usa-se a folha, por infusão.

FEDEGOSO VERDADEIRO
Conhecida como "mata pasto", "folha de pagé" ou "lava pratos". Sua raiz amarga é tida como um bom antídoto contra vários venenos e também como preventivo contra febres palustres. Preparada por infusão, é fortemente diurética e tida como eficaz contra hidropisia e moléstias do fígado. Quando preparada por decocção, age como antelmíntico enérgico e é um bom febrífugo. Suas folhas, preparadas por infusão, são purgativas e menagogas. Também podem ser aplicadas externamente, em cataplasmas, para combater impigens e inflamações. Por ser altamente tóxica, deve ser evitada por gestantes e lactantes.

FEDERAL
Preparada por decocção, sua folha é boa contra a dor de dente e contra a diarréia. Em banhos quentes, é usada contra o reumatismo articular agudo ou crônico.

FEL DA TERRA
Produz um tônico amargo, que estimula as funções motoras e secretoras das vias digestivas. Usado no combate às dispepsias, desperta o apetite.

FENO GREGO
Planta que produz tônico digestivo, laxante.

FIGUEIRA
Indicada por ter ação peitoral, laxativa, sendo eficaz em casos de inflamação da boca e da garganta. Sua casca seca também é utilizada em casos de hidropisia. Sua seiva é cáustica e é capaz de destruir verrugas, quando aplicada no local. Frutos secos e cascas secas são utilizados por decocção.

FIRMEZA DOS HOMENS
Também conhecida como "amor dos homens", "rousa louca" ou "inconstante", suas folhas e flores, preparadas por infusão, têm propriedades emolientes.

FLOR DA NOITE
Tida como bom remédio para os males do coração, bronquite crônica, febres catarrais, febre reumatismal simples, inflamações, congestões cerebrais, cefalalgia por congestão sangüínea ou reumatismal, dor pulsativa e gravitante na cabeça, coriza. Usa-se o caule, por decocção.

FLOR DE AMOR
De ação emoliente, pode ser usada para fins culinários. Usa-se a folha, por infusão

FLOR DE CORAL
Suas folhas, preparadas por infusão, são calmantes e combatem a insônia. A casca, preparada por decocção, tem efeito sedativo e soporativo, agindo contra excitações nervosas e insônia, além de hepatite e obstruções do fígado.

FLOR DE PAVÃO
Suas folhas, flores e casca, preparadas por infusão, são emenagogas e purgativas, quando ingeridas em pequenas doses. Em doses mais altas é altamente tóxica. Também conhecida como "brio de estudante", "flor do paraíso" ou "barba de barata".

FLOR DO NORTE
Em banhos quentes, é tida como de ação anti-reumática. Usa-se toda a planta, por infusão.

FLOR MORADA
De propriedades cordiais, peitorais, sudoríficas, emenagogas, emolientes, é eficaz contra a tosse, resfriados, catarros e sarampo. Usam-se folhas e flores, por infusão.

FOLHA DA FORTUNA
Planta tida como vulnerárea e refrigerante. Usa-se a folha, por infusão.

FOLHA DE URUBU
Sua folha, preparada por decocção, é usada em banhos contra o reumatismo. Quando untada com azeite quente, tem aplicação contra nevralgias.

FORMIGUEIRA
Eficaz no tratamento da linfangite. Usa-se a folha, por infusão.

FRUTA DE CACHORRO
Tida como indicada para combater a blenorragia. Usam-se raiz e folhas, por infusão.

FRUTA DE COTIA
Suas sementes, esmagadas, fornecem óleo tido como eficaz como inseticida e parasiticida.

FUCUS
Normalmente, é utilizado no tratamento da obesidade, manifestações escrofulosas e bócio.

FUMÁRIA
De ação tônica, depurativa, diurética e laxante, combate as doenças da pele, icterícia, amenorréia. Toda a planta é usada, por infusão.

FUMO DO MATO
Suas folhas, preparadas por decocção, são usadas em lavagens intestinais contra febres malignas. Também pode ser usada em casos de catarros e pleurite.

FUNCHO
Apontado como digestivo e anti-espasmódico, ativa a produção de leite durante a lactação e também tem ação carminativa, balsâmica, diurética e digestiva, sendo eficaz contra cólica das crianças. Usa-se toda a planta, por infusão.


O Portal Kalinka Babuska agradece o Site Coluna da Sal que cedeu o material ao Portal.
Portal Kalinka Babuska | Desenvolvido por www.antoniosl.com